segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolo de Arroz - Fabrico Próprio


Estes fins de semana tempestuosos combinam lindamente com casa, manta, costura e bolos caseiros.
Quem não gosta de Bolo de Arroz? Recordo-me sempre de um que comi na estação de metro de Champs Elysées e que, tal como todos os outros bolos de arroz, dizia: “Fabrico Próprio”. Na verdade, poucos são dignos desse atributo, mas este não podia ser mais!
Por vezes faço-o no tradicional tamanho pequeno, no entanto, se o fizermos em tamanho grande, para cortar à fatia, fica igualmente bom.

Receita:
150 gramas de açúcar
120 gramas de manteiga
3 ovos
150 gramas de farinha de arroz
50 gramas de farinha de trigo
Uma colher de chá de fermento em pó
Raspa de um limão (opcional)
Sumo de um limão (opcional)
Açúcar em pó a gosto
Começamos por ligar o forno a 180’. Assim preparamos a cozedura e vamos aquecendo a casa.
Batemos o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até obter um creme esbranquiçado e fofo. Seguidamente adicionamos os ovos inteiros um a um, batendo entre cada um. Quando a massa estiver espumosa, peneiramos as farinhas e o fermento sobre o preparado e envolvemos, sem bater exaustivamente. Por fim, se gostarmos (eu adoro!) de um ligeiro sabor cítrico, acrescentamos a raspa e o sumo de um limão.
Levamos o bolo ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Cerca de 20 minutos depois, cobrimos o bolo com açúcar em pó e deixamos que acabe de cozer, durante mais 10 minutos ou até lhe espetarmos um palito que saia limpo.
NOTA: Se tiverem um pequeno Ratatouille, como eu tenho, fiquem atentas para que ele não vos “roube” parte da massa para fazer o seu próprio bolo!
 



2 comentários:

  1. Nunca provei, mas vou tomar nota da receita e fazer um dia destes. Parabéns pelo header, está muito bonito e original!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente bom, Márcia.
      Obrigada pela opinião! Ainda não sabemos se fica exactamente assim, mas apetecia-nos tanto mudar...
      Um beijinho

      Eliminar